VIII Encontro de Tecnologia e Cultura

VIII Encontro de Tecnologia e Cultura da Fatec Jundiaí discute amplamente o tema  “Cidades Sustentáveis e as políticas públicas para o espaço urbano”

 

Nos dias 06 e 10 de maio de 2019, no Complexo FEPASA, a Fatec Jundiaí promoveu o VIII Encontro de Tecnologia e Cultura.

Na edição de 2019, o encontro privilegiou  a discussão de temas que fazem parte do projeto institucional “Cidades Sustentáveis: qualidade de vida, tecnologia e cultura”, abordando elementos fundamentais do Estatuto da Cidade  como a construção de políticas públicas que visem não só trazer alternativas para os modelos tradicionais de desenvolvimento urbano, mas priorizar a participação dos cidadãos nesse processo –  e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de 2015.

 

 

A abertura oficial do evento foi realizada pelo diretor da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí,  Francesco Bordignon, seguida de uma apresentação sobre Cidades Sustentáveis, pelo Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente do município, Sinésio Scarabello Filho.

 

Os diálogos propostos sobre Cidadania ativa, responsabilidade social e políticas culturais em Jundiaí; Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana; Direito à Cidade: Memória, Patrimônio e Turismo e Reinventando sua Cidade: Práticas e Projetos de Sustentabilidade para o espaço urbano trouxeram discussões essenciais à promoção da saúde e bem-estar da sociedade no século XXI, levando em consideração a importância de promover políticas públicas a partir da necessidade e desejo dos cidadãos, priorizando uma gestão participativa

Nas mesas de diálogo participaram professores pesquisadores sobre o assunto e profissionais que são protagonistas dessas discussões em sua área de atuação, colocando no centro da discussão o desenvolvimento urbano em diálogo necessário com as políticas públicas que ao priorizarem o interesse social, devem regular o uso da propriedade e do espaço urbano em prol do bem coletivo, da segurança e qualidade de vida dos cidadãos, além do equilíbrio ambiental.

 

O evento contou com intervenções culturais, como o SLAM nos trilhos –   um encontro de poesia falada e performática, coordenado por Marcela Giovana L. Vanzan e Débora Cristine

Vendramine, ambas alunas do Curso Superior de Eventos, aintervenção cultural Lacração – Territórios – que falou sobre o livro e a trajetória com as pessoas que podem compor a(s) cidade(s) e a ocupação dos espaços destas com a fotografia, apresentado pela fotógrafa e artista Bella Tozini, e o artista Siure,  que apresentou sobre manifestações da cultura urbana jundiaiense.

Durante a programação houve uma homenagem especial aos 10 anos da RETC – Revista de Tecnologia e Cultura da Fatec Jundiaí, que celebra uma década com  importantes resultados e conquistas em sua trajetória.

O Encontro foi palco, também, de lançamentos de livros e exposições, como o livro “Identificação e Análise de Stakeholders na Gestão Pública Participativa”, dos professores Adriana Perroni Ballerini e Antonio César Galhardi,   sobre participação social, identificando a importância da tomada de decisão nos Conselhos Municipais.

Já a obraOlhar  Complexo” – lançada no dia 10/05, discorre sobre os 150 anos da Cia Paulista, um trabalho realizado pelos professores Sueli Soares dos Santos Batista, Emerson Freire, Mário Lamas e Célio Aparecido Garcia com fotos de Bárbara Guilherme e Rodrigo Emerick – egressos da Fatec Jundiaí que fazem parte do Grupo “ETC na Rua”. Bárbara e Rodrigo são responsáveis pela exposição de mesmo nome, que pode ser vista no prédio 1 da Fatec Jundiaí.

A Fatec Jundiaí agradece à Comissão Organizadora do Evento, composta por professores e funcionários e aos alunos do 2º semestre do Curso Superior de Eventos, pelo excelente evento, além dos nossos apoiadores.

A programação na íntegra pode ser acessada pelo link: http://www.fatecjd.edu.br/portal/2019/04/22/viii-encontro-de-tecnologia-e-cultura/

 

Texto: Assessoria de Comunicação – Fatec Jundiaí

11 de maio de 2019

Fotos: Gabriela Longatti (2019)