VIII Encontro de Tecnologia e Cultura

06 e 10 de maio de 2019

Tema: Cidades Sustentáveis e as políticas públicas para o espaço urbano

 […] O espaço por suas características e por seu funcionamento, pelo que ele oferece a alguns e recusa a outros, pela seleção de localização feita entre as atividades e entre os homens, é o resultado de uma práxis coletiva que reproduz as relações sociais (MILTON SANTOS)

O Encontro de Tecnologia e Cultura, na sua oitava edição, insere-se nas atividades do Programa de Extensão e Cultura da Fatec Jundiai (PEC). Esse programa existente desde 2016 se materializa nas ações como o Clube do Livro, estudos como os relacionados ao Projeto Institucional “Cidades Sustentáveis: qualidade de vida, tecnologia e cultura” e também em eventos como o Encontro de Tecnologia e Cultura.

Neste ano de 2019, o Encontro tem como temática central “Cidades Sustentáveis e as políticas públicas para o espaço urbano” como um desdobramento do projeto institucional em curso. O Estatuto da Cidade, surgido no início dos anos 2000, é uma das tentativas de responder aos indicadores  preocupantes das desigualdades sociais na cidade e a necessidade de mobilizar os indivíduos e as coletividades para o enfrentamento dos problemas urbanos.  Mas esse Estatuto não está centrado na ação dos indivíduos simplesmente, tendo como pressuposto fundamental a construção de políticas públicas que visem não só trazer alternativas para os modelos tradicionais de desenvolvimento urbano, mas priorizar a participação dos cidadãos nesse processo.

A articulação entre a gestão participativa e as premissas da sustentabilidade ecológica e econômica;  a centralidade das discussões sobre moradia,  o saneamento e o impacto dessas demandas sobre as camadas carentes da sociedade;  a ênfase no caráter municipalista, a relevância do plano diretor numa gestão democrática são elementos fundamentais do Estatuto da Cidade que também defende a introdução de um novo conceito de gestão urbana, objetivando a melhor ordenação do espaço,  com observância da proteção ambiental.

O Estatuto da Cidade se consolida enquanto política pública ao ser contemplado em seus pressupostos pelos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU propostos em 2015 e que devem ser implementados por todos os países  até 2030  Nesse sentido, a temática do VIII Encontro de Tecnologia e Cultura coloca no centro da discussão o desenvolvimento urbano em Diálogo necessário com as políticas públicas que  ao priorizarem o interesse social, devem regular o uso da propriedade e do espaço urbano em prol do bem coletivo, da segurança e do bem estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Assim como o VII Encontro de Tecnologia e Cultura, em 2018, foi um momento de celebração dos 10 anos de existência do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS), teremos oportunidade neste ano de 2019, dentro das atividades do Encontro, de celebrar os 10 anos de existência da Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, bem como os dez anos do Curso de Tecnologia em Eventos da Fatec Jundiaí.

Clique aqui para realizar sua inscrição!

Programação

Dia 06 de Maio (manhã) – Local: Sala dos Relógios (Complexo FEPASA)

  • 8h30: Abertura do VIII Encontro de Tecnologia e Cultura. Prof. Dr. Francesco Bordignon (Diretor Fatec Jundiaí) com a participação do Dr. Sinésio Scarabello Filho – Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – sobre “Cidades Criativas”
  • 9h30: Comemoração dos 10 anos da RETC (Revista de Tecnologia e Cultura) e Abertura da exposição Olhar Complexo. Ms. Marianna Lamas Ramalho.
  • 10h00:  Mesa redonda Cidadania ativa, responsabilidade social e políticas culturais em Jundiaí. – Mediadora: Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini

– Políticas e projetos culturais da cidade de Jundiaí:  João Carlos de Luca, Diretor de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

– A comunidade e a atividade do Conselho de políticas Culturais de Jundiaí – Paula Pimenta, arte educadora e representante de artes visuais na gestão 2016-2018 no Conselho.

– Reinventando a arte na cidade, igualdade de direitos e visibilidade: Katia Manfredi, integrante do Festival DELAS – Mulheres na Arte.

  • Lançamento do Livro: Identificação e Análise de Stakeholders na Gestão Pública Participativa
  • 11h:30: Intervenção Cultural SLAM nos Trilhos. – Marcela Vanzan e Débora Vendramine, alunas do Curso Superior de Eventos.

Dia 06 de Maio (tarde) – Local: Sala dos Relógios (Complexo FEPASA)

  • 13h:30: Comemoração dos dez anos da RETC (Revista de Tecnologia e Cultura). – Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista.
  • 14h:00: Mesa redonda Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana. – Mediador: Prof. Dr. Emerson Freire.

– Tecnologia e Mobilidade Urbana  –  Prof. Ms. Nathan Cirillo e Silva.

– A Mobilidade Urbana em Jundiaí – Gustavo Diniz, ativista cultural e integrante do Conselho de Políticas Territoriais de Jundiaí.

  • 15h:30: Intervenção Cultural Lacração – Territórios – Fala sobre o livro e sua trajetória com as pessoas que podem compor a(s) cidade(s) e a ocupação dos espaços desta com a fotografia. – Bella Tozini, fotógrafa e artista responsável pelo Projeto Lacração.

 Dia 10 de Maio (manhã) – Local:  Sala B1 Laboratório (Complexo FEPASA)

  • 9h00: Comemoração dos 10 anos da RETC (Revista de Tecnologia e Cultura) e Lançamento do Livro Olhar Prof. Ms. Mário Lamas.
  • 9h30: Mesa redonda Direito à Cidade: Memória, Patrimônio e Turismo. – Mediador: Prof. Dr. Célio Aparecido Garcia.

– Panorama do turismo no interior paulista – Profa. Dra. Gabrielle Cifelli, Fatec Itu e Fatec Barueri.

– Panorama do turismo em Jundiaí – Marcela Moro, Diretora de Turismo do município de Jundiaí.

– Negra Jundiaí – Turismo relacionado à memória e patrimônio negro em Jundiaí – Marlene Alves da Costa, integrante do Clube 28 de Setembro e Marcha da Consciencia Negra de Jundiaí .

  • 11h:00: Intervenção Cultural SLAM nos Trilhos. – Marcela Vanzan e Débora Vendramine, alunas do Curso Superior de Eventos.

 Dia 10 de Maio (noite) – Local:  Sala B1 Laboratório (Complexo FEPASA) 

  • 19h:30: Comemoração dos 10 anos da RETC (Revista de Tecnologia e Cultura). Dr. Francisco Del Moral Hernandez.
  • 20h:00: Mesa Redonda Reinventando sua Cidade: Práticas e Projetos de Sustentabilidade para o espaço urbano. Mediadora: Dra. Sueli Soares dos Santos Batista, Fatec Jundiaí.

– O patrimônio em Jundiaí e o acesso da(s) comunidade(s)- Elizeu Marcos Franco, diretor do Complexo FEPASA e presidente do COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí.

– Olhar Complexo – Barbara Guilherme.

– Ocupação e uso dos espaços da cidade pela(s) comunidade(s) – Ede Galiego, jornalista, fotógrafo e ativista cultural jundiaiense.

  • 21h00: Siure – manifestações da cultura urbana jundiaiense.

Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Célio Aparecido Garcia
Prof. Dr. Emerson Freire
Prof. Dr. Francisco Del Moral Hernandez
Prof. Esp. Galileo Schioser
Prof. Ms. Cláudio Luis Vieira Oliveira
Prof. Ms. Mário Lamas Ramalho
Profa. Dra. Sueli S. S. Batista
Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini
Profa. Ms. Marianna Lamas Ramalho
Elizabete G. Mendes

Organização:

Discentes do segundo semestre no Curso Superior de Tecnologia em Eventos em maio de 2019.

ADALBERTO FERNADO DE LIMA SOUZA
ANDRE LUIS DE ALMEIDA
ANDRE NUNES FELIX DOS SANTOS
BARBARA GABRIELA DE FARIA OLIVEIRA
BRUNO ROBERTO ZONHO
CAMILA VIEIRA ROSA
CAROLINE MORAES MEDEIROS
CIRLENE PEIXOTO DOS SANTOS OLIVEIRA
CLARISSA MARINA DA COSTA
DEBORA CRISTINE VENDRAMINI
FABIANE MIYAKAWA TAMITE
GABRIELA DUTRA BATISTA
GREGORY SIQUEIRA OLIVEIRA
IOLANDA ARAUJO DE SOUSA
JULIANA LOPES POLLI
KAROLINE RAMIRO DE SOUZA
LUAN VITOR SILVA DE SOUZA
MARCELA GIOVANA LOPES VANZAN
MARIANA CERQUEIRA DA CRUZ
MICAEL IVANILDO DO NASCIMENTO
SAMARA LETICIA DE OLIVEIRA PONTES
SANDRA APARECIDA BORGES RAMOS
SIDIRLENE NUNES DE MELO
SIMONE RIBEIRO DA SILVA
TASSIA ANDRADE SETIN
THAYNA SANTIAGO TANURI
VITOR JOSE GOTARDO RAMOS
VITORIA APARECIDA PEREIRA MONTEIRO