Centro de Memória

Acesse o portal: www.fatecjd.edu.br/centrodememoria

O Centro de Memória da Fatec Jundiaí é um projeto institucional que foi concebido como uma contribuição para os estudos do patrimônio educativo na perspectiva dos registros da história da instituição escolar a partir das memórias dos sujeitos que ali se constituíram enquanto tais e também contribuíram com a constituição do espaço escolar, seja como alunos, professores, familiares e colaboradores em geral. Também se considera a importância da história do tempo presente ao privilegiar o registro das ações da Fatec Jundiaí na construção cotidiana de sua história por meio de seus atores.

A equipe de docentes e discentes do Centro de Memória da Fatec Jundiaí pesquisa, inventaria e disponibiliza para a comunidade em geral registros que já existem mas estão dispersos ou não considerados como elementos do patrimônio educativo. Entre estes registros, destacamos: 

– Artigos de jornal sobre a Fatec Jundiaí, suas iniciativas, colaboradores e alunos

– Imagens da Fatec Jundiaí e seus colaboradores em diferentes momentos da sua história

– Registros de caráter administrativo e pedagógico que possam auxiliar na compreensão da trajetória pedagógica e institucional da Fatec Jundiaí, considerando as especificidades do seu corpo docente e discente.

– Vídeos institucionais ou mesmo realizados por alunos e professores para registrar eventos, práticas escolares e o espaço da Instituição

– Registros dos projetos de ensino, pesquisa e extensão 

– Imagens de objetos que são vestígios da história da técnica e da tecnologia e do preparo profissional para utilizá-los.