Alunos da Fatec Jundiaí realizam aula de campo na Serra do Japi

Aula de Campo na trilha

Os alunos dos Cursos de Tecnologia em Eventos e de Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí, realizaram na terça-feira (25), aula de campo com o professor e guia turístico Cláudio da Cunha. A saída aconteceu na Base Ecológica com destino final ao Mirante. O grupo foi recebido pelo coordenador e biólogo Ronaldo Pereira, que trabalha na Base desde 1992.

A história da fundação da Base de Estudo de Ecologia e Educação Ambiental “Miguel Castarde” é antiga e de suma importância tanto para a preservação da Serra do Japi quanto para alunos e pesquisadores da área ambiental, que usam o espaço para suas pesquisas e estudos. Segundo o site da Fundação Serra do Japi, em 1992, a Prefeitura do Município decidiu adquirir a propriedade com o objetivo de tornar-se um centro de ciências para apoio à pesquisa, ensino de ecologia e atividades de educação ambiental voltadas à comunidade, o local conta com a parceria de universidades como UNICAMP, UNIP, Anchieta, entre outras como explicou o biólogo Ronaldo Pereira.

Professor Cláudio Cunha e Biólogo Ronaldo Pereira durante aula de campo

O trajeto foi realizado até o mirante que fica localizado a 3 km da Base, a uma altitude de 1.185 metros, com as devidas explicações e cuidados relativos à prevenção, à saúde e segurança do grupo. Todo o percurso é realizado por dentro da Serra do Japi com acesso restrito à população e de uso exclusivo para pesquisadores e à Guarda Municipal de Jundiaí – que conta com guardas ambientais que realizam patrulhas para realizar fiscalização e preservação.

Durante o trajeto o professor Cláudio Cunha explicou sobre o bioma da Serra e suas características, conforme a mudança de local. Ao chegar no Mirante é possível ver a torre de telefonia e o antigo mirante que foi construído para ser um Observatório, pelo pesquisador Kiko de Mateu, que sempre lutou pela preservação da serra.

Foi realizado um piquenique e descanso para renovar as energias do grupo antes da volta à Base, o total do trajeto foi de 6 km, e contou com 20 alunos participantes.

Texto e fotos: Stella Carolina Corrêa – Aluna do 6º semestre de Gestão de Eventos – Fatec Jundiaí