Aluno de Sistemas Embarcados cria “deck” para NodeMCU

Quem utiliza as placas de prototipagem NodeMCU ESP32 frequentemente se depara com o fato que esta placa é vendida em tamanhos diferentes além de ocupar muito espaço na protoboard (placas para prototipagem de circuitos eletrônicos), dificultando a sua utilização. Motivado por este problema o aluno Alex Bertoloti do Carmo do curso de Sistemas Embarcados da Fatec Jundiaí projetou uma placa que permite a fácil conexão e uso do NodeMCU ESP32, fazendo o papel de um “deck” de apoio. As placas foram produzidas em escala industrial e serão comercializadas através de market places, como Shopee e Mercado Livre.

Segundo o Prof. Humberto Zanetti que utiliza a NodeMCU ESP32 em suas aulas, era desperdiçado muito tempo para fazer ajustes e as conexões em protoboard. Com a utilização desses “decks”, além do maior espaço que sobra na protoboard, torna-se mais ágil o processo de conexão entre o circuito e a ESP32. O acoplamento junto ao “deck” possibilita também uma melhor organização na mesa para a montagem, pois permite que a NodeMCU ESP32 fique estável na superfície e o isola de materiais que podem danificá-la ou gerar curto-circuitos. Outra funcionalidade são as conexões para alimentação alimentação dos circuitos.