Alunos da Fatec fazem visita técnica na Prefeitura de Jundiaí e participam de oficina de eventos com o Diretor de Cerimonial

Após dois anos de ensino à distância, aproximadamente 40 alunos das turmas do segundo, terceiro e sexto semestres do Curso Superior de Eventos, nas disciplinas de Cerimonial e Protocolo, Relações Públicas, Gestão de Marketing e Ergonomia da Fatec Jundiaí tiveram oportunidade de realizar mais uma visita técnica com a professora Ms. Adriana Perroni Ballerini, no último dia 4 de maio, no Paço Municipal de Jundiaí.

O encontro foi conduzido pelo Diretor de Cerimonial (Unidade de Gestão e Inovação e Relação com o Cidadão), Tadeu Mantovani, que explicou detalhes de como são realizados os eventos públicos formais com autoridades da gestão municipal e suas diversas características. Ao receber os alunos, Mantovani criou um exemplo prático de evento, simulando sua realização, na qual alguns estudantes faziam o papel de autoridades e foram chamados para compor a mesa e realizar os devidos discursos.

Com larga experiência como mestre de cerimônias principal da equipe de cerimonialistas do departamento (juntamente com Luciano Guerino, Marcelo Ferreira e Carlos Cunha), Tadeu explicou aos alunos as regras principais de cerimonial e protocolo, conduta do mestre de cerimônias em eventos públicos e privados, experiências e quebras de protocolo inerentes nestes acontecimentos.

A visita técnica faz parte do Programa de Extensão e Cultura (PEC) da faculdade e está ligada a várias disciplinas, com conteúdo prático. “Uma experiência única para os alunos, em vista do curso superior da Fatec ser voltado à educação profissional e tem como um de seus objetivos embasar os estudantes e futuros gestores sobre experiências práticas profissionais e o Tadeu por ter essa vivência e ‘know how’ falou dentro do contexto dos eventos, enfatizando sobre protocolo, cerimonial, além  de estratégias de marketing e de relações públicas já que mencionou parcerias e a relação da Prefeitura de Jundiaí com os diversos públicos”, ressaltou a professora e mestra Adriana Perroni.  Também esteve presente a professora Márcia Maltoni, da turma de Projeto Integrador III, com seus alunos.

Na visão da professora Adriana, é fundamental para o desenvolvimento dos alunos as atividades além da sala de aula, junto a empresas, órgãos públicos e eventos institucionais. “No caso da visita técnica é uma das ações do PEC e a considero extremamente importante pela vivência prática e vai ao encontro dos propósitos de uma educação profissional tecnológica”. Perroni também fez questão de agradecer a parceria do Coordenador de Eventos da Fatec, Galileo Schioser, por incentivar as visitas técnicas e a sensibilidade de outros professores que liberaram seus alunos para participar da oficina.

Texto: João Carlos M. Coutinho Fotos: Luciana Percídio Ferri e Fabiana Pupo