Alunos da Fatec Jundiaí visitam a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” em São Paulo

Na última quarta (30/03), alunos do Curso Superior de Eventos da Fatec Jundiaí visitaram a exposição da multiartista mineira, Carolina Maria de Jesus (1914-1977), no Instituto Moreira Salles (IMS Paulista). A exposição que se encerra nesse final de semana tem como objetivo apresentar sua produção autoral, reunindo mais de 300 itens, entre fotos, manuscritos, vídeos e documentos sobre uma das maiores escritoras do país.

Para os alunos foi uma oportunidade para conhecer a vida e obra da artista – uma das primeiras escritoras negras do Brasil, que enveredou por vários gêneros literários como romance, poesia, teatro, provérbios, autobiografia, contos. No entanto, é mais conhecida pela escrita de diários, sendo seu livro de maior êxito comercial, Quarto de despejo, um sucesso editorial traduzido para 13 línguas.

A visita coordenada pelos professores Adriana Perroni Ballerini e Emerson Freire das disciplinas de Gestão do Patrimônio Cultural e Sociedade, Tecnologia e Inovação da Fatec Jundiaí, contou com uma parceria entre Fatecs, com a presença das professoras Sueli Batista e Juliana Verona da Fatec São Paulo e de alunos dessa Fatec que estiveram presentes na exposição.

A visita é integrada ao PEC – Programa de Extensão e Cultura da Fatec Jundiaí, que em um de seus projetos, o Clube do Livro, discutirá esse semestre a obra “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, durante a 11ª edição do Encontro de Tecnologia e Cultura, agendado para 23 de maio de 2022, na Sala Cult, do Paineiras Shopping, em Jundiaí-SP.