O cuidado com a saúde dos olhos durante o trabalho remoto

Mantendo a Saúde no Trabalho Remoto

Prezados colegas da FATEC Jundiai, precisamos de um tempinho para conversar sobre a nossa saúde!!

        Com a COVID-19 nós descobrimos na prática do trabalho remoto, que nosso volume e dedicação, em muitos casos se multiplicou.

Dessa forma, também se multiplicou o nosso cansaço físico e mental.

Buscar os paliativos depois das lesões instaladas é o mais comum de se fazer, mas não podemos nos esquecer que a melhor estratégia é evitar que as lesões e problemas de saúde se instalem!!

Saúde dos seus olhos

Temos ficado muito mais tempo olhando para as telas que nos cercam. Você já parou e pensou quantas horas por dia, o seu olho está focando apenas para um ponto, na distância de leitura???

O foco dos nossos olhos é feito com a contração de músculos que controlam a distância focal adequada para leitura. Imagine passar oito horas agachado, ou quatro horas segurando um peso de um quilo na altura do peito com os braços esticados. O esforço ou peso pode ser pequeno por um tempinho, mas por muitas e muitas horas, o esforço é enorme e da mesma forma, o esforço muscular pode acelerar o processo de desgaste e envelhecimento dos nossos olhos.

Veja aí embaixo abaixo, o músculo que você está usando para focar esse texto:

E o que fazer para reduzir o desgaste do pobre músculo?

O foco distante fará exatamente o oposto do foco próximo, e, portanto, a cada hora de trabalho olhando para a tela, pare por alguns minutos e foque no ponto mais distante que puder, como o horizonte, prédios, as nuvens, qualquer coisa, desde que esteja longe!

E não é para largar a tela do computador no intervalo e conferir as mensagens no celular!!! Vá ao banheiro, tome um chá, mas olhe pela janela. Mude o foco!!!

Cuidado com o sono!!

A luz das telas altera o seu ritmo biológico e sua qualidade de sono. Prefira ambientes com luz amarela, mais parecidas com a luz do sol, mas quando se aproximar da hora de dormir, evite a luz dos dispositivos eletrônicos.

A luz das telas altera a nossa fisiologia, inibindo a secreção do hormônio indutor o sono, a melatonina. Sem horas de sono adequadas, não regeneramos nossos corpos e o cansaço pode vir acompanhado de pensamentos negativos e de ansiedade.

Sua saúde mental também depende da qualidade do seu sono!! Vamos nos cuidar!!!  Sugestões, críticas e colaborações, entre em contato com a CIPA!! Claudio Cunha: claudio.cunha01@fatec.sp.gov.br  e Bete: elizabete.mendes@fatec.sp.gov.br