ALIBABA – UM COMÉRCIO ELETRÔNICO DO TAMANHO DA CHINA

Paulo Roberto Bertaglia
Autor do livro: Logistica e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

 Introdução

A pedido de profissionais e estudantes resolvi trazer um formato especial para esta edição, versando sobre uma empresa bem-sucedida no comércio eletrônico e que vem conquistando um espaço importante nos negócios globais: Alibaba.

A China tem caminhado rapidamente para se posicionar entre as maiores economias do mundo. Com um  Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 11.9 trilhões está atrás apenas dos Estados Unidos com US$ 19.4 trilhões. O Brasil encontra-se em oitavo com pouco mais de US$ 2 trilhões. Contudo, existe um outro recorde que este país gigantesco cuja população estimada para 2017 era de 1.409 bilhões  está a ponto de ultrapassar: o mercado de comércio eletrônico. E uma das empresas que tem se destacado se chama Alibaba.

Alibaba é um grupo privado chinês de negócios de comércio eletrônico baseados na Internet, incluindo portais que permitem negociações online entre empresas, vendas ao consumidor final e serviços de pagamentos, ferramenta de pesquisa para realizar as compras, além de dados centralizados e utilizando tecnologia de última geração, inclusive o uso do conceito de armazenagem de dados nas nuvens (cloud computing).

No ano de 2017, a receita foi US$ 23 bilhões em vendas.

História

O grupo Alibaba foi fundado em 1999 por Jack Ma, iniciando com o site Alibaba.com cujo objetivo era conectar as empresas chinesas com clientes ao redor do mundo. Por outro lado, o grupo possui o portal Taobao que conecta os consumidores, é similar ao e-Bay, e possui cerca de um bilhão de produtos e é um dos vinte sites mais visitados atualmente. O Grupo Alibaba, com os seus sites de internet, é responsável por mais de 60% das encomendas que são entregues na China.

Através do Alipay é possível a efetivação de pagamentos, cujas transações são efetuadas online e atualmente corresponde a aproximadamente metade das transações dos pagamentos online realizados na China.

O fundador

Jack Ma nasceu em novembro de 1964 na China e se graduou professor em 1988. Quando jovem, Ma estava determinado a aprender inglês, e graças a nova política econômica da China que abriu o país para o mundo externo no final dos anos 70, os visitantes estrangeiros começaram a chegar. Ma começou então a comparecer ao pequeno e único hotel de sua cidade natal que hospedava os turistas. Pelos próximos 9 anos ele se dirigia ao hotel diariamente e oferecia uma visita à cidade para os convidados que falavam inglês, permitindo que praticasse a conversação neste idioma. E fazia isso de forma gratuita. Sua primeira viagem ao exterior ocorreu em 1985 em viagem a Austrália. Ele ficou deslumbrado com a prosperidade australiana.

Fundou uma agência de tradução trabalhando com as primeiras empresas americanas que iniciavam negócios na China e posteriormente, em 1995, o “China Pages”, um dos primeiros sites comerciais na China, cujo resultado não foi positivo. Trabalhou em iniciativas de telecomunicações com o governo chinês e como gerente geral para o Ministério de Comércio Exterior e Cooperação Econômica em busca de novos negócios para a China. Em 1999, lançou o Alibaba.com um site de comércio eletrônico que facilitou as negociações entre as empresas chinesas e o resto do mundo. Em 2003, moveu-se para os negócios diretamente com consumidores, através do site Taobao.com, um site de leilão reverso que rapidamente bateu eBay na China. Ainda em 2003, assinou um acordo com Yahoo que transformou Alibaba.com na maior empresa de Internet da China já em 2005. Ma é reconhecido pelo seu excelente comando do idioma inglês, associado aos jargões de negócios e a articulação e conexão com os provérbios chineses. Uma de suas declarações que causam admiração no mundo dos negócios é a frase mencionada a revista Forbes: “eBay pode ser um tubarão no oceano, mas eu sou um crocodilo no Rio Yangtize (rio chinês). Se nós travarmos uma luta no oceano, nós perdemos, mas se nós lutarmos no rio, nós ganhamos.

Alibaba

Alibaba é responsável por 80% das transações de comércio eletrônico realizadas na China, um país enorme e extremamente complexo. Para 2020, dado o histórico de crescimento até hoje, é possível projetar que a China será maior em transações de comércio eletrônico que a combinação dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e França. A empresa possui mais de 500 milhões de compradores cadastrados. Entrega mais de 57 milhões de encomendas por dia, enquanto a Amazon entrega 1.6 bilhões de pacotes por dia. Também durante este ano Alibaba foi responsável pelo manuseio e logística de 5 bilhões de encomendas, equivalente a 70% das entregas realizadas na China. Assim como no Brasil, as classes menos favorecidas na China estão emergindo e, portanto, consumindo mais, pois possuem mais renda.

Diferentemente de muitas empresas de comércio eletrônico Alibaba tem apresentado lucros extremamente atrativos: 28% em 2017.  E-Bay, uma empresa reconhecida no comércio eletrônico atingiu cerca de 11% em 2017. A Netshoes no Brasil, fundada em 2000, tem apresentado prejuízos contínuos. E foi recentemente adquirida pela Magazine Luiza. É interessante como alguns conceitos de negócio são diferentes entre as culturas. Na China, o conceito de aquisição e associação entre empresas visa crescimento com lucro. Já nos EUA, muitas vezes a aquisição está vinculada a absorção de tecnologia, inovação e conhecimento de mercado e não necessariamente o lucro.

Alguns elementos interessantes vinculados ao objeto de negócio e a estratégia que suporta a existência de Alibaba:

  • Alibaba é um intermediário que faz uso inteligente de tecnologia disponível;
  • Facilitador entre pessoas que querem vender e querem comprar artigos;
  • Integrador de Internet entre milhões de pessoas vendendo para outro tanto de pessoas que desejam comprar;
  • Importante: as vendas são realizadas através do site da Alibaba e não pelo Alibaba, em um processo similar ao do e-Bay. Diferente, por exemplo, da Amazon ou da Netshoes que comercializam os seus artigos;
  • Alibaba possui uma rede logística formada em 2013 para realizar as entregas dos pedidos aos clientes;
  • Alibaba não quer competir com aqueles comerciantes que fazem uso de sua plataforma;
  • Alibaba tem sua plataforma de pagamentos online denominada Alipay, a maior plataforma existente na China e responsável pelos pagamentos online que totalizaram quase US$ 150 bilhões em 2013, Para se ter uma ideia, o maior concorrente – Paypal da e-Bay, no mesmo período totalizou US$ 27 bilhões;
  • Alibaba tem a sua receita baseada nas comissões de vendas e na veiculação de propagandas em seu site.

Globalização e Comércio exterior

Alibaba é uma empresa global, ou pelo menos aponta para este caminho. O seu líder e CEO, Jack Ma, tem este objetivo. Pelas suas características e possuindo uma das maiores plataformas do varejo a empresa já vem mostrando a sua força nos EUA para posteriormente conquistar outros mercados. Portanto, o seu desejo é expandir para além do mercado chinês e asiático, transformando-se em uma empresa global e surpreendendo o mundo.

Logística

Em princípio Jack não queria efetuar investimentos no segmento logístico. Porém finalmente ele percebeu que para ser totalmente centrado no cliente e expandir, na China ou fora dela, o tema da logística deveria ser tratado cuidadosamente. Os impactos de baixa qualidade de serviço poderiam ser catastróficos. Em sua visão estratégica ele vem investindo para capturar o cliente através de sua plataforma de internet, mas ao mesmo tempo atua fortemente na logística para ao mesmo tempo gerar impacto positivo na satisfação de seus clientes.

Em setembro de 2019 Jack Ma o grande fundador de Alibaba deixa a presidência da empresa.