Ciência na Praça no Tecno Fatec 2019

No dia 18 de outubro de 2019 os alunos do Curso de Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí apresentaram trabalhos científicos com ênfase em Meio Ambiente no Projeto Ciência na Praça.

O Ciência na Praça realizado pelos alunos do curso de Gestão ambiental, teve como principal objetivo levar ao público não acadêmico o conhecimento científico, promovendo de forma indireta a educação ambiental.

Foram apresentados 17 trabalhos, envolvendo estudantes do 1º ao 6º. semestre, dentre os trabalhos expostos tivemos a colaboração do SOS Abelhas sem Ferrão, para que o público conhecesse a importância das abelhas não só na produção do mel, mas no processo de polinização.

Além de trabalhos envolvendo a importância da serrapilheira e da vegetação na contenção dos processos erosivos. Também foram apresentados trabalhos sobre purificação da água, efeito estufa, eutrofização, micro plásticos e contaminação dos oceanos, bem como a importância da vegetação na produção de água, e a importância do pH para o desenvolvimento das plantas, algas e microrganismos presentes nos diversos ambientes.

Os protótipos também foram um sucesso, a casa ecológica com cisterna para armazenamento de água de chuva e banheiro ecológico, com biodigestor, bem como a casa ecológica com automação, movida também a energia solar, e controlada através do Arduíno. Não deixaram a desejar os trabalhos relacionados a educação da população em forma de painéis, onde os alunos falaram sobre dengue e degradação ambiental.

Agradecimentos especiais à CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas pelo empréstimo das tendas, obrigada a todos que participaram dos projetos e também a todos que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais.