Fatec Jundiaí é uma das vencedoras do desafio cultural e expõe altar para homenagear o “Día de Muertos” no Memorial da América Latina

10 de novembro 2018

O 1º desafio cultural proposto pelo Centro Paula Souza (CPS) em parceria com o Consulado Geral do México estimulou alunos de todas as Etecs e Fatecs do Estado de São Paulo a montarem altares dedicados a pessoas que já faleceram, um hábito dos mexicanos durante uma de suas mais tradicionais comemorações. Dos 150 grupos inscritos, seis foram selecionados e foram à Capital para apresentar seus altares na sede do Centro Paula Souza.

Os grupos de alunos montaram os projetos e fizeram uma exposição dos conceitos e ideias dos altares para um júri composto de representantes do consulado, do CPS e do Memorial da América Latina.

O grupo da Etec Prefeito Braz Paschoalin, do município de Jandira, foi um dos vencedores. Os estudantes criaram um altar inspirado na região de Oaxaca, mesclando tradição com elementos modernos.

Já entre as faculdades, o vencedor foi um grupo de alunos do 3º semestre do Curso Superior de Eventos da Fatec Jundiaí, coordenado pela professora de Espanhol, Iolanda Lopez Castillo Ferreira. O grupo homenageou os escritores Juan Rulfo e Machado de Assis: “Buscamos abordar personagens que não são tão comuns na criação de altares e celebrar suas obras, como o romance Pedro Páramo (Rulfo) e o Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado)”, afirma a aluna Maria Priscila Rabelo, do 3º semestre do curso superior de Eventos da Fatec.

Para escolher os vencedores, o júri levou em conta a originalidade e apresentação de cada altar, além de elementos essenciais a cada composição, como oferendas (alimentos, bebidas, objetos), arcos de flores, dobraduras e papeis picados, fotografias dos homenageados e caveiras. Cada equipe criou seu altar baseando-se em uma região do México, considerando suas tradições e similaridades com a cultura brasileira.

A exposição ocorreu no Memorial da América Latina durante a Fiesta Día de Muertos, nos dias 27 e 28 de outubro e foi um sucesso. A Fatec Jundiaí agradece aos alunos Bruno Agnelli Ceroni, Dimas Vieira, Ligia Oliveira, Maria Priscila Rabelo, Nilce Maria Alonso e à professora Iolanda pelo empenho, comprometimento e sinergia apresentados pela equipe na participação do desafio cultural e durante o evento no Memorial da América Latina.

Alunos e professora da Fatec com o Vice Cônsul                             Altar da Fatec Jundiaí no Memorial

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fatec Jundiaí e do Centro Paula Souza

Fotos: Arquivo Pessoal (alunos)