Curso de Gestão Ambiental – Uma aula de Educação Ambiental

A sensibilização é uma ferramenta pedagógica fundamental para a aprendizagem e ganha destaque quando se fala em Educação Ambiental, comenta o Prof. Frederico Beghelli, titular da disciplina de Educação e Ética Ambiental no Curso de Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí.

Com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e a urbanização, o homem afastou-se do meio natural. Mesmo aqueles que vivem em uma relação mais íntima com a natureza, por vezes imersos em tarefas cotidianas que demandam tempo e atenção, frequentemente passam sem perceber, sem vivenciar o ambiente que os cerca. A atividade de vivência do meio realizada com alunos do curso de Gestão Ambiental (5º semestre, 2017-2) na disciplina de Ética e Educação Ambiental teve o objetivo de conscientizar os alunos do curso da importância da sensibilização como ferramenta para que o sujeito tenha outros olhares em relação ao meio de forma a favorecer o apoio à defesa do meio ambiente.

Na atividade os alunos foram convidados a seguir, de olhos fechados e com os pés descalços, as orientações dos monitores que os guiavam a conhecer ambientes distintos através do tato, olfato e audição.

Os alunos deram um retorno muito positivo e relataram a importância da experiência, que permitiu um contato diferenciado com o meio pelo qual eles passavam todos os dias, mas não percebiam desta forma. Puderam notar diferenças de microclima, textura do solo, sons de animais. Verificaram o ambiente, a natureza, como espaço de desconexão com as preocupações cotidianas tendo vivenciado novas percepções de tempo, espaço e sensações. Além disso, a atividade realizada também é auxiliar, conforme reconhecido pelos alunos, como meio de se trabalhar a confiança no outro.