ROUPA BOA A GENTE DOA – Projeto do Curso de Gestão Ambiental

Todas as cadeias produtivas (e de consumo) geram impactos ambientais: na indústria têxtil não é diferente.

A partir dessa premissa,  os alunos do 5º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM), disciplina de Monitoramento da Qualidade Ambiental, desenvolveram projeto, orientado pela Prof.a Tânia Rita Gritti Ferraretto, sobre os impactos gerados por têxteis no meio ambiente, sobretudo se esses materiais forem descartados de maneira inadequada.

O projeto desenvolvido objetivou estudar os impactos ambientais do descarte inadequado de tecidos e as formas de minimizar esse impacto: doação consciente, logística reversa da moda (que ainda não é prevista em lei), evitando, assim, que esse material se transforme em lixo.

Assim, nasceu o ROUPA BOA A GENTE DOA, campanha de doação / arrecadação de roupas em bom estado, passíveis de serem reaproveitadas. Mais de 500 peças de roupas foram doadas pelos alunos da Fatec de Jundiaí, triada pelos alunos envolvidos no projeto e entregues à Casa de Passagem – SOS, bem como a outras instituições do município.

Além da doação, o respeito ao próximo foi trabalhado pelos alunos, traduzido na aplicação de questionários e orientação quanto à entrega de roupas em bom estado, limpas. As roupas rasgadas (dentre elas, meias furadas) foram destinadas à desfibração, depositadas em pontos de coleta com esse fim.

Da teoria à prática: os alunos, engajados e comprometidos com o sucesso do projeto, conseguiram, a partir do estudo dos impactos dessa cadeia produtiva encontrar soluções – doação, conscientização, logística reversa – para gerir e minimizar os impactos ambientais.