22/04

“SEMANA DE EVENTOS” TEM COMO TEMA CENTRAL A “COPA” E CONTA COM A PRESENÇA DE ALUNOS DA “ETEC DE CAMPO LIMPO PAULISTA”, DA ESCOLA “PROFESSOR LUIZ ROSA”

A Semana contou com exposições de variados temas, palestras, evento no “Lar Anália Franco” e “Copa de Futebol de Sabão”

            A “Semana de Eventos”, que ocorreu de 07 a 11 de Abril de 2014, contou com diversas atrações, convidados e variados tipos de eventos. O evento, realizado pelos alunos do Curso Superior de Eventos, do 1º ao 5º semestre, coordenados por seus professores, teve como tema a Copa do Mundo e atraiu público de diversas instituições de ensino, além de levar conhecimento e diversão às crianças do Lar Anália Franco.

   Na segunda-feira (07), houve a abertura oficial da Semana, realizada pelo     1º semestre, coordenados pela professora Márcia Pinheiro. Neste dia, teve início a exposição “(Re)Descobrindo o Brasil”, no hall do Prédio 2, que abordou quatro temas: sustentabilidade, torcida, bastidores e bola da Copa 2014, permanecendo aberta ao público por toda a Semana. Houve também apresentações de música e dança street dance, além de sorteios de brindes. O objetivo era apresentar informações e curiosidades de forma interativa, além dos principais benefícios deste Mega Evento.

Na terça-feira (08), foi realizado o evento “A Paixão Nacional MEXendo no Social” realizado pelos alunos do 3º semestre sob a orientação do professor Paulo Sérgio Chiarelli no Lar Anália Franco. O evento levou a cultura mexicana agregada ao futebol por meio de exposição e atividades interativas para aproximadamente 80 crianças da EMEB Rotary Club de Jundiaí. O evento recebeu grande atenção da mídia local e segundo o professor Paulo Chiarelli, em entrevista para a TVE de Jundiaí: “É uma oportunidade única que eles têm de estar interagindo com a sociedade diretamente, saindo do ambiente só acadêmico e indo para a prática, para a realização de um evento junto à comunidade” 

   Ainda na terça-feira (08), o 4º semestre, sob a orientação da professora Karen Alves da Silva, organizou no auditório da Fatec a exposição “Brasil Campeão: Futebol e Cultura” que teve como tema as cinco Copas em que o Brasil foi campeão, trazendo informações interessantes sobre as Copas e informações culturais sobre os países que foram sede deste grande evento. Os alunos do 4º semestre também receberam neste dia os alunos do ensino médio da ETEC de Campo Limpo Paulista, que assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Galileo Schioser, coordenador do curso de eventos, em que foram apresentadas informações sobre a faculdade, o curso e os eventos já realizados pelos alunos. Houve também um coffee break para os alunos visitantes e um tour pela faculdade que culminou na visita à exposição montada no auditório. O evento terminou de maneira bastante animada em uma integração entre os alunos.

Na quarta-feira (09), os alunos participaram da palestra “Mercado de Eventos: Desafios e Oportunidades”, que durou aproximadamente duas horas, ministrada por Lurdes Dorta, no CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – de Jundiaí. A palestrante, que possui formação em Turismo, Pedagogia e Marketing, atua há mais de vinte anos na área de eventos e possui uma empresa de treinamento para profissionais do setor, sendo professora de pós-graduação no SENAC e do curso técnico de “Turismo e Hospitalidade” da ETEC Benedito Storani, abordou os seguintes temas: oportunidades e desafios no mercado de eventos, elaboração de projetos culturais a partir das leis de incentivo fiscal e fomento à cultura, Copa, com seus prós e contras, turismo social e turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico. Os alunos foram bastante participativos e demonstraram grande interesse em todos os temas que estavam sendo tratados.

 

Na quinta-feira (10), o 2º semestre realizou o evento “Paixão pela Bola”, sob orientação da professora Márcia Pinheiro, que trouxe duas palestras de temas atuais e de interesse para a comunidade acadêmica e para os alunos da ESEFJ e Fundação Casa, tendo como tema principal a importância do futebol na vida do brasileiro e sua influência na contemporaneidade. A palestra “Violência no Futebol” ministrada por Felipe Lopes, doutor em psicologia social pela USP, trouxe diferentes perspectivas sobre a causa da violência e defendeu que o torcedor sofre diversos tipos de violência para assistir ao espetáculo futebolístico. A segunda palestra teve como tema “O Futebol como Ferramenta de Educação e Transformação Social” e foi ministrada por João Paulo Medida, mestre em Filosofia da Educação e dirigente do projeto Universidade do Futebol, que se dedica à qualificação profissionalizante no futebol. Para João Paulo Medina “o futebol é aquilo que fazemos dele, aí está a necessidade de uma boa educação."

Na sexta-feira (11), encerrando a Semana, os alunos do 5º semestre promoveram o evento “Copa Fatec de Futebol de Sabão”, sob supervisão dos professores Galileo Schioser, coordenador do Curso de Eventos, e da professora Adriana Ballerini. O evento, aberto oficialmente pela Diretora Viviane Rezi Dobarro, contou com 7 times de quatro alunos e 1 time formado por professores, que competiram por cerca de duas horas pelas medalhas e pelos troféus. Além do público majoritário da Faculdade, o evento atraiu os alunos Gustavo Silva, Tuanny Stefanny, Cleiton Serafim e Felipe Rodrigues, que cursam Gestão Financeira na FATEC de Osasco e souberam sobre o evento através do convite feito por colegas, via rede social, e expressaram o desejo de realizar eventos como este na faculdade onde estudam para promover a integração entre os alunos. Além do objetivo principal, de promover a prática de esportes e lazer ao público, o Evento buscava a arrecadação de quilos de ração animal para cães, que foram doados à ONG “SOS Animais Abandonados”, de Jundiaí, contribuindo com, aproximadamente, 70 Kg de ração, doados por participantes e acompanhantes do evento. Além da área de competição, havia à disposição do público um pequeno bar, onde puderam aguardar suas partidas, descansar e conversar.

 

 

Desenvolvido pelo aluno do curso ADS Marcelo Roman Junior Fatec Jundiaí - Todos os Direitos Reservados © 2016                                Atualizações Prof. Rafael Gross