PROJETO OLIMPÍADA DE REDAÇÃO NA FATEC JUNDIAÍ

O Projeto Olimpíada de Redação é de autoria da Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”. Abrange a cidade de Jundiaí e região.

Tem como objetivo fomentar a leitura e a escrita  de modo a ampliar seus conhecimentos  acerca da cultura da escrita,  seu repertório literário e acima de tudo perceber que o livro e a escrita promovem momentos de interação prazerosos, onde podemos nos informar  e nos entreter, com público alvo a partir de 6 anos de idade.

A Olimpíada de Redação foi criada pela lei municipal nº 6.309/03, sua primeira edição  ocorreu no ano de 2005, por meio da Biblioteca Pública Municipal. Este projeto que revela vários talentos se consolidou e hoje tornou-se um marco para Jundiaí e região. Em 2014 comemora-se a 10º edição, com muito orgulho!

No ano de 2013, reuniram-se cerca de 3.500 pessoas no Parque da Uva para a festa de encerramento, onde foram revelados os 60 premiados da 9ª Olimpíada de Redação.

A premiação dos  60 participantes selecionados aconteceu mediante pagamento de importância em dinheiro, do primeiro ao 12º colocado de cada categoria.

Desta vez, o tema da Olimpíada foi “Comunicação – Dos sinais de fumaça à mídia. A evolução do homem como ser social”. Interessados que moram em Jundiaí e região puderam se inscrever entre os dias 18 de julho e 30 de setembro, em uma das cinco categorias: pré-mirim (de 6 a 7 anos), mirim (de 8 a 10 anos), infantil (de 11 a 14 anos), juvenil (de 15 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). Cada categoria tem um subtema desenvolvido a partir da temática central, com um texto de, no máximo, 50 linhas.

Na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Deputado Ary Fossen, dos 20 alunos da 9ª turma do Curso Superior de Tecnologia em Eventos que desenvolveram a redação, 12 inscreveram-se na Olimpíada, ou seja, 60% da sala. Os alunos foram incentivados a participar nas aulas de Relações Públicas, ministradas pela profa. Adriana Perroni Ballerini.

A aluna Eunice Barbosa se propôs a fazer a redação desde o início, mesmo sem entender muito bem o porquê do que foi proposto e "já que escrevi, o que custava me inscrever?" diz a aluna.

Dentre todos os temas envolvidos, podemos quantificar os principais aspectos abordados:

Tabulação de dados – 10ª. Olimpíada de Redação

Aspectos abordados

Sociais

16 redações

Econômicos

2 redações

Comportamentais

9 redações

Culturais

6 redações

Evolução da tecnologia

3 redações

Evolução da comunicação

6 redações

Obs: Cada redação abordou mais que um aspecto.

Como mostrado na tabela, a maioria da sala escolheu o tema social, por se tratar de parte importante dos seus cotidianos. Como dito pela Eunice "vejo exemplos dessa nova comunicação todos os dias dentro da minha casa, onde eu e meus filhos nos comunicamos pelo Facebook, mesmo estando um na sala, outro no quarto e eu na cozinha".

O fato é que quando a professora Adriana propôs que a sala fizesse a redação muitos alunos questionaram o que acrescentaria na matéria lecionada pela mesma, Relações Públicas, e ao final do projeto entendemos que a comunicação (seja escrita ou não) tem um papel muito importante em nossas vidas,  independente da área de especialização escolhida.