Entrevista Professor Esp. António Manuel Carvalho dos Santos, docente e pesquisador na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí.

Projeto de Pesquisa: “Elaboração e Implementação de Jogos de Simulação Empresarial”

FatecJd: Professor António, há quanto leciona na Fatec Jundiaí ?

Prof. António: Desde setembro de 2007.

FatecJd: Qual é a sua área de formação ?

Prof. António: Sou Bacharel em Administração de Empresas e Administração Hospitalar e Pós-graduado em Administração da Produção.

FatecJd: Quais são suas áreas de atuação na Fatec Jundiaí?

Prof. António: Atualmente, sou responsável pelas disciplinas de Introdução à Logística e Movimentação e Armazenagem no Curso Superior de Logística; Gestão de Produção no Curso Superior de Gestão da Tecnologia de Informação e pesquisador em Regime de Jornada Integral na Fatec Jundiaí.

FatecJd: Como surgiu a ideia do projeto ?

Prof. António: Pensei em criar uma atividade que pudesse contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do relacionamento interpessoal dos alunos, a partir de um processo de ensino e aprendizagem vivencial, por meio de um recurso pedagógico que pudesse ser constantemente atualizado.

FatecJd: E quais são os principais objetivos do projeto ?

Prof. António: Os principais objetivos do projeto são estudar a relevância dos Jogos de Empresa ou de Simulação para a formação acadêmica e profissional dos estudantes e criar os fundamentos teóricos e práticos necessários para a implementação de um laboratório de pesquisa sobre Jogos.

FatecJd: Em qual etapa o projeto encontra-se ?

Prof. António: O projeto iniciou-se em 2012 e terminará em 2014. Já foi desenvolvido um jogo de Simulação Logística em sala de aula e, no momento, estão sendo desenvolvidos os jogos computacionais: Básico e Intermediário.

FatecJd: De que forma os alunos estão envolvendo-se no projeto ?

Prof. António: Já foi elaborado um TCC baseado no tema do projeto e o Estudo de Caso apresentado foi um Jogo de Simulação Logística que é utilizado pela empresa SKF para treinamento de funcionários.

Estão em elaboração dois artigos acadêmicos e um Trabalho de Conclusão de Curso baseados no tema também. Sem contar que alunos e professores da Fatec Jundiaí participam com sugestões. Pela Fatec Americana, já temos dois professores participando com sugestões também. Todas as atividades foram consideradas pelos alunos, um sucesso!

FatecJd: Quais ações práticas já foram realizadas até o momento ?

Prof. António: Além da apresentação do TCC e de três Jogos de Simulação Logística, houve uma atividade prática na Semana de Tecnologia de 2013, sendo realizada mais de uma simulação, pela quantidade de inscritos interessados na apresentação.

FatecJd: E para finalizar, quais resultados espera alcançar e em quanto tempo ?

Prof. António: Até o término do projeto (final de 2014) pretendo desenvolver um trabalho interdisciplinar com os docentes colaboradores do projeto; fomentar uma maior integração entre a formação acadêmica e profissional; desenvolver a autonomia e o relacionamento interpessoal dos alunos, a partir de um processo de ensino e aprendizagem vivencial.

Além disso, estão previstos o acesso dos professores a um recurso pedagógico que pode ser constantemente atualizado; a oportunidade de uma produção acadêmica a ser apresentada em reuniões científicas, bem como a realização de Seminários de Pesquisa para que professores e alunos envolvidos na proposta possam discuti-la e melhorá-la e a implementação de um laboratório de estudos para Jogos Empresariais.