“BALA PERDIDA” NA FATEC: O QUE VOCÊ FAZ COM SEU LIXO?

Alunos do sexto semestre do curso de Gestão Ambiental desenvolvem projeto que analisa o comportamento dos transeuntes do Complexo FEPASA e o que fazem com “seu lixo”

Orientados pela professora Márcia Maltoni, na disciplina de Responsabilidade Socioambiental, os alunos desenvolveram um projeto intitulado: “Bala Perdida: Estudo do comportamento dos frequentadores do complexo FEPASA referente ao descarte de resíduos sólidos”, com objetivo de analisar o que as pessoas fazem com o lixo que produzem, além de orientá-los sobre a destinação correta do mesmo.

Foram distribuídas balas aos usuários do complexo FEPASA durante quatro dias, nos três períodos (manhã, tarde e noite), abordando cento e vinte pessoas no total, sob a alegação de estarem distribuindo o doce no “Dia da Bala”. Com os resultados obtidos, verificou-se que 92% (noventa e dois por cento) dos abordados aceitaram a bala; 59% (cinquenta e nove por cento) abriram a bala, enquanto 41% (quarenta e um por cento) a guardaram; 88% (oitenta e oito por cento) jogaram o pacote de bala no lixo ou o guardaram e 12% (doze por cento) realizaram o descarte no chão. Os resultados mostram ainda que entre a população jovem (de dezessete a trinta anos) o descarte é majoritariamente realizado de forma correta, ou seja, no lixo; entre a população de trinta e um a cinquenta anos, o índice se repete, enquanto para as pessoas acima de cinquenta e um anos o resultado é inverso.

Para as pessoas que realizavam o descarte correto do resíduo, os alunos levantavam uma placa que dizia: “Eu colaboro com o meio ambiente, sou um cidadão legal”, enquanto que, para aqueles que realizavam o descarte incorreto do resíduo, os alunos entregavam um cartão, que dizia: “Amigo (a), seu comportamento seria o mesmo em sua casa? Então, colabore com o meio ambiente e cuide do seu resíduo! Assim você será uma pessoa melhor”. O desenvolvimento do projeto se deu em três partes: treinamento das equipes de abordagem durante as aulas, “Abordagem Teste”, realizada com alunos da FATEC e “Abordagem Final”.

Para a professora, “o trabalho foi muito bem desenvolvido pelo grupo e propiciou aos alunos o entendimento de se realizar uma pesquisa, como também produzir e planejar um projeto socioambiental”.