Alunos da FATEC Jundiaí ficam em 1º lugar no “StartUp Weekend” Jundiaí

O “Startup Weekend”, que aconteceu de 26 a 28 de Setembro, no Ginásio Bolão, é um evento sem fins lucrativos organizado por voluntários, cujo objetivo é criar um espaço em que os participantes simulem a construção de um negócio a partir de uma ideia em 54 horas. Já aconteceu em mais de 730 cidades pelo mundo, tendo sido este o primeiro em Jundiaí.

Para participar, os candidatos deveriam pagar a entrada, com valor de R$ 100,00 e, durante os três dias de evento, criar um projeto inovador que gere lucro, podendo ser uma empresa, um software, ou qualquer outra forma empreendedora de negócio. A FATEC Jundiaí participou com alunos de quatro cursos.

Confira abaixo a entrevista realizada com Elisa Carlos Pereira, uma das organizadoras do Evento:

APRESENTAÇÃO:

Sou arquiteta de inovação e fundadora da In-Pulsa. Junto com João Garrido, Marina Arilha Silva, Filipe Sales e Camila Virillo fui organizadora do evento e estamos construindo uma relação muito bacana entre In-Pulsa e Fatec.

Qual a relação entre a In-Pulsa e a FATEC?

É uma relação que estamos construindo. O objetivo da In-Pulsa é fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo juvenil na cidade e sabemos da extrema importância da FATEC nesse sentido. A In-Pulsa entende essa parceria como uma relação que consolida a vivência do empreendedorismo, passando da teoria vista na faculdade para a prática dentro das empresas / ou na criação da sua própria.

Como se deu a parceria entre a FATEC e a organização do evento?

A Coordenadoria da Juventude foi a ponte entre FATEC e evento. A In-Pulsa está representada na pessoa da Marina Arilha Silva na Coordenaria da Juventude e depois de termos apoiado a Semana da Juventude (organizada pela Coordenadoria, da qual a FATEC também fez parte), surgiu a demanda via FATEC (Diretório Acadêmico) de estruturamos uma parceria. O D.A. lançou um concurso para a Faculdade, em que os alunos deveriam inscrever suas ideias. As 4 melhores ideias foram premiadas: 2 com o ingresso pago integralmente pelo D.A. e 2 com desconto de 50% dados pela In-Pulsa. E estamos com outras negociações em paralelo.

Como foi a participação dos alunos da Faculdade no Evento? Já haviam participado antes?

Esse foi o primeiro “Startup Weekend” de Jundiaí e essa foi a primeira vez da maioria. Tivemos uma grande demanda tanto para participação desse evento, como em outros que a In-Pulsa tem realizado: meet-ups e oficinas. Os alunos da FATEC são muito engajados, curiosos e se destacam. Tivemos alunos da FATEC nos 3 grupos premiados do evento.

Qual a premiação para os vencedores?

A premiação é simbólica, é somente mais um incentivo para que eles continuem no caminho do empreendedorismo, que depende 99% de cada um. A realização do projeto ou a continuidade dele, ou seja, da empresa que o grupo criou em 54 horas no evento, é de responsabilidade do próprio grupo. Porém, praticamente todos os 11 grupos criados no evento nos buscaram pedindo ajuda para continuar o que tinham começado ali. A partir disso, criamos uma mentoria em grupo: trata-se de um treinamento de 3 meses para fortalecer esse caminho.

Os projetos dos alunos Leonardo Pires, do Curso de Eventos, e Ricardo Silva, de Gestão Ambiental, foram escolhidos os melhores, dentro dos critérios avaliados. Os projetos dos alunos Luan Cunha, do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Danilo Scanferla, de Gestão da Tecnologia da Informação, ainda conseguiram alcançar o 3º e o 4º lugar, conseguindo ingressos com valor reduzido.

Ao final do evento, as StartUp apresentadas foram avaliadas dentro dos critérios estabelecidos pelos organizadores e idealizadores do evento e a equipe de alunos da FATEC foi eleita a melhor, ficando em primeiro lugar na colocação final.