14ª CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA OFERECERÁ CURSOS E PALESTRAS GRATUITAS

O evento - que é um dos principais encontros dos profissionais de turismo do estado de São Paulo - acontecerá de 25 a 27 de junho e trará palestras e cursos gratuitos, de temas atuais, ministradas por profissionais reconhecidos na área, com a emissão de certificado de participação.

Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição no site do Salão São Paulo de Turismo, através do seguinte link: http://www.salaospturismo.com.br/inscricao/form/3-ficha-de-inscricao-do-14-congresso-do-turismo-paulista.html

Local: Centro de Convenções São Luís

Rua Luís Coelho, 323, São Paulo – SP

(Próximo à Estação Consolação da Linha Verde do Metrô e da Estação Paulista da Linha Amarela)

Nas Dependências do Salão São Paulo de Turismo

25/06/2014

-Inauguração do XIII Salão São Paulo de Turismo;

-Inauguração da III Expo Artistas Paulistas;

- Abertura do XIV Congresso do Turismo Paulista, Ato da Inauguração Oficial, Coordenação Geral do Dr. João Baptista de Oliveira;

Tema: Turismo Acessível, uma oportunidade de negócio

Apresentação: WILKEN JOSÉ SOUTO OLIVEIRA: Coordenador Geral de Programas de Incentivo à Viagens do Ministério do Turismo. Coordena a Câmara Temática de Segmentação do Conselho Nacional do Turismo e o Grupo de Turismo Náutico. Coordena em âmbito nacional o programa Viaja Mais Melhor Idade, Turismo Acessível e Talentos do Brasil Rural.

16:00h às

Assembleia Geral da AMITur

Somente para Diretores e Conselheiros.

Tema:  A acessibilidade no Turismo. Problemas e Soluções

Apresentação: CÉLIA LEÃO, Deputada Estadual, Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo. Também faz parte da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Cidades de Interesse Turístico.

Às 18:30h

Tema: A Cidade e o olhar para o Turismo

Apresentação: WALNICE HELENA ZUFFO - Engenheira, Arquiteta, Urbanista - Diretora Consultiva da AMITur

26/06/2014

Às 16:00h

Tema: Estâncias e Cidades de Interesse Turístico, as novidades

Apresentação: JOÃO CARAMEZ, Deputado Estadual, autor do Projeto de Lei 032/2012. Idealizador e presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico – Fremitur.

Às 16:00h

Sala B

Tema: Perspectivas e ações de sucesso para o mercado Hoteleiro do interior do Estado de São Paulo

Apresentação: BRUNO OMORI - Presidente da ABIH-SP, Associação Brasileira da Industria de Hotéis - e Diretor Consultivo da AMITur.

Tema: Turismo: Inovação no Desenvolvimento local

Apresentação: FÁTIMA FERNANDES ARAÚJO, Técnica de Políticas Públicas do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, Fundação Faria Lima e membro da Comissão Técnica de Turismo da Fremitur.

Sala B

Tema: Excelência no atendimento ao turista

Apresentação: JOÃO CARLOS DEMARCO, Fundador da Federação Nacional de Cheffs e presidente do Conselho Deliberativo da AMITur

Tema: O papel do Turismo no desenvolvimento local

Apresentação: MARIANA ALDRIGUI, Professora, Doutora, Bacharelado em Lazer e Turismo - EACH/USP

Sala B

Tema: O papel da formação na elaboração de planos de desenvolvimento do turismo

Apresentação: JOSÉ CARLOS SILVEIRA DUARTE, Coordenador do Grupo Desenvolvimento Social do Senac/SP

18:00h Às 19:00h

Tema: Turismo Rural - Perspectivas e Propostas Atuais

Apresentação: JOÃO PACHECO, Engenheiro Agrônomo, Presidente da Câmara Setorial de Turismo Rural, Proprietário da Chácara do Rosário, em Itu.

Tema: Guias de Turismo e os desafios interdisciplinares

Apresentação: VERA LÚCIA DIAS - Fundadora do Passeio Paulistano e do São Paulo Café Turismo - Diretora Consultiva da AMITur

27/06/2014

às 16:00h

Tema: Regionalização do Turismo no Estado de São Paulo

Apresentação: VANILSON FICKERT – Diretor Técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Tema: Como montar com sucesso um Roteiro Temático

Apresentação: LAÉRCIO CARDOSO DE CARVALHO – Autor, Premiado Guia de Turismo, realiza as caminhadas noturnas, passeios especializados em arquitetura e urbanismo, entre outros.

Tema: Destinos Hospitaleiros

Apresentação: TONI SANDO – Diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, administrador de empresas, com curso de pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão empresarial pela FGV.

Tema: Estudo sobre Planejamento e Organização do Turismo

Apresentação: MARIA JOSÉ GIARETA – Professora de Turismo – Universidade São Judas Tadeu.

17:00 às 18:00h

Tema: Turismo Ferroviário e o Desenvolvimento local

Apresentação: FABIO DOS SANTOS BARNOSA – Da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Mestre em Turismo, planejamento e gestão ambiental, pós graduado pela ESPM. Diretor Consultivo da AMITur

Tema: Conheça o modelo de sucesso do Comtur de Socorro

Apresentação: JOSÉ FERNANDES FRANCO – Ex-Presidente do Comtur da premiada Estância de Socorro, proprietário do Hotel Fazenda Parque do Sonho e dos Campos do Sonho, também com prêmios internacionais.

Tema: Artesanato Paulista no Turismo - Segredos e Importância

Apresentação: Renan Carlos Ribeiro de Novais -  Sociólogo - Ouvidor da Superintendência do Trabalho Artesanal e Bel. em Ciências Sociais - Diretor Consultivo da AMITur

Tema: Realidade e o futuro do Turismo no Interior do Estado

Apresentação: VIRGÍLIO NELSON DE CARVALHO – Professor e Consultor de Turismo, Assessor Parlamentar