1ª Mostra de Engenharia” integra a “Semana de Engenharia”

O Evento, que teve seu lançamento em 1 de Outubro, visa despertar o olhar dos profissionais, instituições da área e os civis para a importância da tecnologia aplicada ao desenvolvimento social

A Semana, que passa a fazer parte do Calendário de Eventos da cidade pela Lei 8.244/2014, celebrada no lançamento do evento, é organizada pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – SEESP -, por meio da Delegacia Sindical de Jundiaí, da Associação de Engenheiros de Jundiaí e do CREA – SP, e acontece de 21 a 23 de Outubro, com palestras para estudantes e atuantes das Engenharias nos períodos matutino e noturno, às 9:30h e às 19:30h, no Anfiteatro da Biblioteca Nelson Foot (Biblioteca Municipal), no Complexo Argos*. Integra a Semana também a “1ª Mostra de Engenharia”, organizada por alunos do 3º Semestre do Curso de Eventos.

A Mostra tem por objetivo expor a história da engenharia da cidade e da região por meio de fotografias, dentre as quais as do fotógrafo Júlio Montheiro, e será aberta ao público, acontecendo de 01 a 20 de Outubro, na Câmara Municipal, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Após esta data a Mostra se tornará itinerante, passando por diversos pontos da cidade, inclusive o Paço Municipal.

O Professor Mestre Engenheiro João Carlos dos Santos, docente da FATEC Jundiaí, ministrará a palestra “A importância do ciclo básico na formação do Engenheiro”, para alunos dos primeiros e segundos semestres dos Cursos de Engenharia, dia 21 de Outubro, às 9:30h e às 19:30h. “Considero o evento de suma importância para a sociedade jundiaiense e também para as Instituições de Ensino Superior, pois é uma forma de apresentar as ações da Engenharia junto à sociedade e também integrar os cursos superiores a essas ações. Acredito que a participação das Instituições de Ensino Superior neste evento é uma forma que visa aproximá-las da sociedade, mostrando que o ensino superior faz parte da vida de todos”, afirma João.

João Carlos dos Santos é engenheiro civil, formado pela Universidade São Francisco (USF), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com linha de pesquisa voltada para a Modelagem Matemática de Efeitos Físicos em Estruturas – Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) – Depto. de Construções Rurais; o exercício da docência engloba atividades desenvolvidas na Fundação Pinhalense, na Universidade São Francisco (USF), Fundação de Ensino de Santa Fé do Sul (FUNEC), Faculdade Anhanguera e Faculdade de Tecnologia Deputado “Ary Fossen” – FATEC Jundiaí; leciona as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Estática das Estruturas, Estatística, Matemática Financeira, Pesquisa Operacioal e Estruturas de Concreto Armado.

*No dia 21 de Outubro será ministrada a palestra “Registro OnLine”, com a Engenheira Luciana Ferrer, na Associação dos Engenheiros de Jundiaí – AEJ -, às 19h.