Terça-feira, 06 de dezembro de 2016.

Grupos de Pesquisa

NETS

O Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS), surgido em 2008 sob a coordenação dos Profs. Drs. Sueli S. S. Batista e Emerson Freire, é formado por professores da Fatec Jundiaí e de outras Fatecs, provenientes de diferentes áreas do conhecimento – Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Se as Tecnologias da Informação e Comunicação são fatores desencadeadores de modificações profundas no mundo do trabalho e nos parâmetros sociais e culturais, o NETS abraça a tarefa de contribuir com o processo de formação dos profissionais neste contexto em que a Educação Tecnológica, nos seus diferentes níveis, tem a obrigação de fomentar: um profissional com mais conhecimentos gerais e específicos da sua área de atuação, com mais capacidade de comunicação, de trabalhar em equipe, de adaptar-se a novas situações e também com condições de engendrar soluções, aceitando desafios, aprendendo de forma autônoma e contínua.

Como parte dos  esforços do NETS, busca-se enfrentar os seguintes desafios que dizem respeito a todos que militam na educação profissional e tecnológica: 
-    Consolidar linhas de pesquisa específicas para tratar de temáticas que problematizem a relação entre tecnologia, sociedade, formação profissional e individual no contexto da sociedade da informação; 
-    Possibilitar a percepção histórica das relações entre academia e mundo do trabalho;
-    Motivar a reflexão sobre as questões do uso das tecnologias da Informação pela sociedade, os impactos e os aspectos éticos dessa utilização;
-    Buscar o diálogo interinstitucional em que os atores deste processo dialoguem, troquem experiências e reflexões.

A produção deste grupo de pesquisa pode ser verificada através da publicação de livros, concepção e organização de eventos acadêmicos, participação em projetos de pesquisa em que estão envolvidos professores da Fatec Jundiaí e de outras unidades do Centro Paula Souza. Destaca-se a aproximação e trabalho conjunto com o Grupo de Estudos de Memórias e História da Educação Profissional, grupo este vinculado à Coordenadoria do Ensino Técnico (CETEC). 
   
Mais informações  : clique aqui


GELTI

O GELTI, formado em 2010, sob a coordenação dos professores Dra. Lívia Maria Louzada Brandão e Ms. Carlos Eduardo Schuster é um espaço científico-tecnológico destinado a investigações na área da Linguagem e da Tecnologia da Informação, atravessado por questões sociais, econômicos, historiográficos, discursivos, de língua materna e estrangeira.
Tem por proposta a realizações de projetos nos quais a linguagem e a tecnologia ora se tangenciam e/ou se interconectam, estabelecendo interfaces entre as linguagens; ora, caminham com projetos específicos na sua própria área do conhecimento. Desta forma, longe de parecerem díspares, linguagem e tecnologia se entrelaçam no campo da linguagem.
O GELTI está vinculado à Graduação Tecnológica na Fatec Jundiaí e apresenta as seguintes linhas de pesquisa:
a.    Formação e funcionamento discursivo. (esta linha abriga estudos sobre a constituição e funcionamento dos diversos tipos de discurso existentes na sociedade).
b.    Identidade, discurso e memória (vincula-se a projetos que tomam como corpora os textos a serem analisados à luz das teorias do discurso, em especial, as relações entre discurso e identidade).
c.    Pesquisa terminológica sobre áreas que contemplam estudos na Fatec Jundiaí, como forma de suporte à tradução especializada, que auxilie o usuário de forma rápida e eficaz a melhorar e/ou expandir o vocabulário, bem como, facilitar a comunicação em inglês.
d.    Representação do Conhecimento através de sistemas de Banco de Dados e técnicas de Inteligência Artificial; Aplicação de metodologias de Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos; Projeto de Desenvolvimento de sistemas para suporte às pesquisas na área da linguagem.

O grupo de estudos de Linguagem e TI (GELTI) atualmente é constituído pelos seguintes pesquisadores:

Ms. Adani Cusin Sacilotti (FATEC JUNDIAÍ)
Ms. Benedito Cristiano Aparecido Petroni (FATEC JUNDIAÍ)
Ms. Carlos Eduardo Schuster (FATEC JUNDIAÍ)
Ms. Cláudio Luís Vieira Oliveira (FATEC JUNDIAÍ)
Ms. Creusa Aparecida Claudino (MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE JUNDIAÍ)
Dra. Lívia Maria Louzada Brandão (FATEC JUNDIAÍ)
Esp. Rafael Gross (FATEC JUNDIAÍ)
Dra. Teresa Helena Buscato Martins (FATEC JUNDIAÍ)
Dra. Vilma Moreira Ferreira (FATEC BARUERI)

 

Desenvolvido pelo aluno do curso ADS Marcelo Roman Junior Fatec Jundiaí - Todos os Direitos Reservados © 2016                                Atualizações Prof. Rafael Gross