Programa de Orientação Psicossocial

O psicólogo e professor Petrini é entrevistado sobre o lançamento do Programa de Orientação Psicossocial “Cuidar de si” da Fatec Jundiaí

2 de Março de 2018

O “Cuidar de Si” – programa lançado em 1º de Março – será coordenado pelo psicólogo e professor da Fatec Jundiaí Dr. José Fernando Petrini, que foi entrevistado especialmente sobre o assunto. Confira a entrevista abaixo:

Fatec: O  que motivou o lançamento do Programa “Cuidar de Si” pela faculdade?

Prof. Petrini: Segundo a OMS o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo e é o quinto país em caso de depressão. Sabemos que na faculdade as responsabilidades aumentam, a independência e a autonomia também. Fatores como cobrança, competitividade, relações interpessoais, dificuldade de conciliar vida acadêmica e social, falta de emprego, ameaça de desemprego são fatores representativos de uma crise psicossocial, na medida que exigem novos recursos para atender às exigências acadêmicas.

É a hora de começar a pensar no futuro profissional, e esse período de mudança está envolto em dúvidas e ansiedade. Para a maioria dos alunos, unir trabalho e estudo exige esforço redobrado. Neste contexto de dificuldades e grandes desafios, os alunos podem apresentar queda no rendimento com dificuldades de apreensão dos conteúdos, ficarem emocionalmente instáveis prejudicando seus relacionamentos pessoais, irritados ou até mesmo abandonarem o curso.

Fatec: E quais são os principais objetivos do “Cuidar de Si”?

Prof. Petrini: Ajudar o aluno a se organizar emocionalmente, frente a todas as dificuldades citadas, é o objetivo do programa de orientação psicossocial, ao promover um espaço de acolhimento e discussão sobre as principais dificuldades emocionais apresentadas pelos alunos, especialmente a adaptação à condição de estudantes do ensino superior.

Fatec: Por que você acha importante uma instituição de ensino se preocupar com essas questões?

Prof. Petrini: Os discentes são pessoas em formação com demandas, sonhos e frustrações. Cuidar dos alunos é tarefa de todos os profissionais inseridos nesse ambiente, com objetivo de que os mesmos se desenvolvam de maneira eficaz e para que as etapas da graduação transcorram de forma tranquila.  No confronto com a crise do estudante é importante ajudá-lo por meio de um programa de apoio com foco na direção da saúde integral e qualidade de vida, que permitam a eles lidarem com as demandas e os desafios da vida cotidiana.

Fatec: Que tipos de dificuldades os alunos apresentam nessa fase?

Prof. Petrini: Ao ingressar na faculdade, muitos estudantes mudam o local de moradia, perdem o contato com amigos antigos, têm de gerenciar a vida em um novo contexto, aprender novos hábitos, rotina de estudo, a cuidar da casa, a pagar contas, e podem apresentar dificuldades ao lidar com essa transição.

Fatec: De que forma o programa poderá ajudar o aluno a superar as dificuldade e/ou desafios enfrentados no seu cotidiano ?

Prof. Petrini: Lidar com mudanças nem sempre é fácil e quando elas envolvem, de uma só vez, diferentes aspectos da vida – como o pessoal, acadêmico, familiar e profissional – podem se transformar em um verdadeiro desafio. Ansiedade, insegurança e tristeza são alguns dos sentimentos que aparecem nesse momento, e a ajuda de profissional especializado, muitas vezes é fundamental para superá-los.  O programa de orientação psicossocial receberá estudantes que estão com dificuldades emocionais e acadêmicas.

Perguntas, tais como: Como conciliar atividades da vida acadêmica, profissional e pessoal? Qual a melhor forma de organizar os estudos e otimizar o tempo livre? Essas e outras questões relacionadas às metodologias de estudo são mais comuns do que se imagina. Muitos estudantes, acostumados com um padrão de aprendizagem na escola, têm dificuldade de se adaptar à realidade da faculdade.

Fatec: Como será conduzido o atendimento ao aluno ?

Prof. Petrini: Por meio de atendimentos individualizados, da escuta, acolhimento, aconselhamento, fortalecimento da sua identidade saudável, visando auxiliá-los no processo de reflexão, reavaliação e desenvolvimento na maneira de pensar, sentir e agir mais propícias ao seu desenvolvimento e bem estar.

O programa compreende orientação psicopedagógica que auxiliam nesse processo, ensinando estratégias de estudo, formas de organizar melhor o tempo e aprimorar o aprendizado. Ao realizar oficinas em grupo ou atendimento individual, o aluno aprende estratégias para melhorar a produtividade, assim como para desenvolver maior autonomia

Fatec: De que forma o aluno interessado poderá fazer parte do programa?

Prof. Petrini: O atendimento acontecerá às quintas-feiras, das 13h às 15h e das 17h às 19h, com início em 1/3/2018. É necessário agendamento prévio na coordenação.

Para informações adicionais sobre o programa, entrar em contato com o professor José Fernando Petrini pelo e-mail: prof.petrini@fatec.sp.gov.br

Texto: Assessoria de Comunicação

Fonte: Prof. Dr. José Fernando Petrini – Fatec Jundiaí