Gestão Ambiental – visita técnica à GERESOL – Gerenciamento de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Jundiaí

Os alunos do 4º. Semestre de GAM junto com a professora Ana Carolina Veredas realizaram visita técnica na GERESOL, unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Jundiaí. Por mês chegam à unidade 15 mil toneladas de resíduos da construção civil (RCC) e 1,2 mil toneladas de recicláveis.

Os recicláveis são separados e enviados para empresas parceiras que retornam o material à cadeia produtiva. À partir do entulho e demais restos da construção civil são gerados subprodutos tais como pedra, pedrisco, areia, brita e cascalho que são usados para melhoria de estradas não pavimentadas ou se transformam em concreto e são utilizados em obras realizadas pela prefeitura. O resíduo de construção é 100% reciclado e volta como benefício para a própria população.

Nesta oportunidade os alunos puderam verificar a importância da separação adequada dos materiais e da coleta seletiva, de instrumentos reguladores como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como os impactos que o descarte inadequado de resíduos pode gerar aliando os conceitos teóricos das disciplinas com a prática observada.