Alunas do curso de Gestão Ambiental apresentam trabalhos em Congresso

No dia 19 de outubro as alunas Gabrielle, Lirian e Mariana do Curso de Gestão Ambiental da FATEC Jundiaí apresentaram seus trabalhos no Congresso de Iniciação Cientifica promovido pela Universidade de Campinas, orientadas pelas professoras Ana Carolina Veredas e Cláudia Longatti.

O trabalho apresentado pela  aluna Lirian foi sobre a importância  ambiental  da  área  úmida  do  Pinheirinho  para  a qualidade  da  água  na  represa  de  acumulação  da bacia hidrográfica  do  rio Jundiaí Mirim – SP. Foram realizadas análises de vários parâmetros de qualidade de água, em pontos a montante e a jusante da área do Pinheirinho e nos resultados  verificou-se um indicativo de que a área úmida do Pinheirinho desempenha um importante papel de filtro natural e preservação da qualidade da água de abastecimento, já que houve melhora significativa da água nos parâmetros estudados.

Já o trabalho apresentado pelas alunas Gabrielle e Mariana diz respeito ao desenvolvimento e aplicação de um formulário ambiental  para avaliar os aspectos  causadores de impactos em uma bacia hidrográfica, no caso em questão,  a área de estudo foi a bacia do Jundiaí Mirim. Aliado a criação do formulário também foi desenvolvido um aplicativo que visa auxiliar na gestão dos dados obtidos.