ICT

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - FATEC JUNDIAÍ

Perguntas frequentes

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – Fatec Jundiaí

IMPORTANTE: a consulta às perguntas mais frequentes não dispensa o aluno e o orientador de lerem o edital e o regulamento!

1. Há bolsa interna para projetos de ICT na Fatec Jundiaí?

Não, ainda não contamos com bolsas internas. Se o professor orientador é doutor, poderá submeter o projeto aos órgãos de fomento (Fapesp, Capes), conforme regras de tais agências. Existe a possibilidade de empresas públicas ou privadas fornecerem bolsas por meio de parcerias de projetos específicos. A comissão de ICT informará sobre o aparecimento de projetos com bolsas.

2. Quem pode se inscrever no programa de ICT?

Qualquer aluno devidamente matriculado em curso de graduação da Fatec Jundiaí, entre o segundo e o quarto semestre.

3. Quais são as exigências para inscrição de alunos?

Basicamente ter um projeto de pesquisa em área contemplada pelos cursos da unidade, ser aceito por um professor orientador, estar entre o segundo e quarto semestre do curso, ter bom desempenho acadêmico, ter tempo disponível para realização da pesquisa, ter currículo na Plataforma Lattes.

4. Quais as exigências para ser um professor orientador de projeto de ICT na Fatec Jundiaí?

O docente deve ser professor por tempo indeterminado, ser pesquisador com titulação mínima de mestre e/ou estar em regime de jornada integral (RJI) na Unidade.  Deve possuir produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, compatível com a área do projeto proposto.  O docente deve publicar ou apresentar com os orientandos os resultados parciais ou finais da pesquisa. É importante ter o currículo Lattes sempre atualizado.

5. Quais são os compromissos dos alunos de ICT da Fatec Jundiaí?

Manter o currículo Lattes atualizado, apresentar ao menos uma vez ao ano sua produção científica, sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis.  Deve ainda apresentar relatórios semestrais da pesquisa em andamento e o relatório final quando do término do projeto.

6. A ICT convalida horas de estágio? Precisa ter apólice de seguro?

Sim. Para alunos que CONCLUÍREM o projeto e respeitarem todas as exigências do edital (relatórios, publicação), a ICT vale até 1/3 (um terço) das horas de estágio do aluno. Não tem que ter apólice de seguro.

7. Posso me inscrever para o programa de ICT tendo disciplinas em dependência?

Não há uma regra sobre quantidade de disciplinas em dependência para o programa de ICT. Quem faz a análise do currículo e histórico escolar do aluno é o professor orientador do trabalho. É importante que o aluno tenha um bom desempenho acadêmico, compatível com as atividades que serão realizadas durante a ICT.

8. Qual o período de vigência do projeto?

O projeto deverá ser desenvolvido em um período de 12 (doze) meses, admitindo-se uma renovação por igual período conforme decisão do orientador e aprovação da Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica.

9. Como deve ser feito o projeto?

Todas as instruções para escrever o projeto estão no Edital de ICT – Fatec Jundiaí, disponível na Intranet e no site da Unidade. Atenção especial para o Anexo 1 - ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA.

10. Qual a relação entre a ICT e o TCC?

O Programa de ICT prevê liberação da elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso mediante publicação de artigo científico resultante da pesquisa realizada com orientação de professor da unidade. Caso isso não ocorra, o aluno pode utilizar o mesmo tema desenvolvido na ICT para realizar o TCC.

11. Posso ter dois alunos envolvidos em um mesmo projeto de ICT?

Não, os projetos de iniciação científica tem participação indivídual dos alunos. O que pode acontecer é um aluno ser orientado por dois professores.

12. Há um contato direto com a Comissão de ICT da Fatec Jundiaí?

Sim, através do email ict@fatec.sp.gov.br