Encontros Semanais em 2018
Jundiaí: Quartas-feiras das 18h às 19h
Bragança Paulista: Terças-feiras das 14 às 15h ou das 18h às 19h

Primeiros Passos

Kits

Comece adquirindo um kit iniciante, pois não apresentam um alto custo e permitem a construção de inúmeros projetos, algumas sugestões: RoboCore - Arduino Kit Iniciante V6.1, Multilógica - Kit Iniciante com Arduino Uno R3 ou similares que podem ser encontrados no Mercado Livre.

Scratch

O Scratch é muito mais fácil quando comparado a outras linguagens de programação, pois utiliza uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo Lego. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. O Scratch possui módulos, como o Scratch for Arduino (S4A) e o SuperEasy-A4S, que possibilitam a sua interação com o Arduino. Fonte: Wikipédia

Ambiente de Desenvolvimento do Arduino

Existem vários programas gratuitos que permitem utilizar o Arduino, para quem já possui alguma noção de lógica de programação, o ambiente de desenvolvimento do Arduino é uma ótima opção para você desenvolver seus projetos.

1) Faça o download e Instale no seu computador o ambiente de desenvolvimento.

2) Monte o primeiro projeto.

Autodesk Circuits - Simulador

Uma opção para você iniciar no mundo do Arduino, mesmo que não tenha um kit, é utilizar um simulador. A Autodesk oferece o ótimo Circuits, que permite realizar a montagem virtual dos projetos, a programação do Arduino e o teste de funcionamento, tudo isso em um ambiente online. Clique em circuits.io para acessar o Autodesk Circuits.


Como chegar (FATEC Jundiaí):

Como chegar (FATEC Bragança Paulista):

Como chegar (FATEC Campinas):